APRESENTAÇÃO

Idealizada pelo Professor e Presidente de Honra JOSÉ VITOR DA CUNHA NETO e composta por jovens escritores da Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz, a ALEJUNSP é uma entidade literária fundada em 18 de junho de 2010 com o objetivo de promover e divulgar a cultura piauiense e geral, em especial pela leitura e escrita. O Blog, complementando as atividades desenvolvidas, nasce sob a inspiração da Professora ELIZABETH CARVALHO MEDEIROS, importante colaboradora neste processo de divulgação literária através da INTERNET.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

ENEM 2020 ANTES DE COMEÇAR AS PROVAS


QUEM QUER ENTRAR EM UMA UNIVERSIDADE OU FACULDADE DEVE ESTÁ A TENTO.

              O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentam novo prazo para que os alunos participantes do Exame  Nacional do Ensino Médio. (Enem) 2020 façam suas inscrições até às 23h: 59min do dia 27 de Maio de 2020. Para aqueles alunos que tem o direto de pagar a taxa, o pagamento do boleto deve ser efetuado  até o dia 28 de maio do ano de 2020.
              O Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e o Conselho Nacional de Secretários de Educação ( Consed), tiveram reunidos no dia 22 de maio de 2020 para tomarem  uma decisão de  mudança da inscrição do Enem para o dia 27 de maio de 2020.
              No final da segunda quinzena de junho de 2020 MEC e Inep irão fazer uma enquete para consultar todos os alunos inscritos para o ENEM, quais  as melhores datas para a realização do Exame. A enquete será feita na Página do próprio  Participante e você estudante fique atento a essa data de junho.

COMO FUNCIONA O ENEM


              O aluno participante é avaliado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com seu desempenho. E o Enem colabora com estudante para que ele tenha o acesso á educação superior: através do Sisu / Prouni / e instituições portuguesas. Conseguir financiamento e apoiar o  estudante através do: Fies | Prouni.

AS PROVAS DO ENEM SÃO OBJETIVAS E CADA UMA CONTÉM 45 QUESTÕES

a.    Linguagens, códigos e suas tecnologias.
b.    Ciências humanas e suas tecnologias.
c.    Ciências da natureza e suas tecnologias.
d.    Matemática e suas tecnologias.

A PROVA DE REDAÇÃO DEVE TER NO MÁXIMO 30 LINHAS ESCRITA.

a.    O Texto da redação deve ser dissertativo-argumentativo desenvolvido a partir de uma situação-problema.

TEMOS NOVIDADES NO ENEM DE 2020

a.     Aplicação de provas em computador para 100 mil participantes que escolherem participar da primeira edição do Enem Digital. Confira o edital específico! Com todas as informações que você precisas saber sobre as inscrições, as provas, e os resultados.
EM 2020 HÁ UM EDITAL PARA O ENEM IMPRESSO E OUTRO PARA O ENEM DIGITAL

b.    Atendimentos específicos agora fazem parte do atendimento especializado.
c.     Participantes cegos ou surdocegos poderão usar leitor de tela, desde que solicitem durante a inscrição.
d.    Participantes lactantes que levarem o lactente e o acompanhante para a aplicação terão 60 minutos adicionais para fazer as provas, desde que solicitem atendimento especializado durante a inscrição.
e.     Participantes autistas e surdocegos terão banca especial para correção de suas provas.
f.     Redações escritas em braile serão corrigidas no Sistema Braile.
g.    Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e Certificado de Dispensa de Incorporação não serão aceitos como documento de identificação.
h.     Inclusão de foto no sistema de inscrição será obrigatória.
i.      Participantes com doenças infectocontagiosas deverão entrar em contato com o Inep para comprovar a condição. Eles não poderão comparecer ao local de provas, mas terão a oportunidade de participar da reaplicação.
j.      Participantes deverão marcar a cor do seu Caderno de Questões no Cartão-Resposta.

PREPARE-SE PARA SUA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA


              A gratuidade da taxa de inscrição para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio será garantida pelo Inep, de acordo com os perfis específicos de cada participante que se encaixe nos Editais: n* 33 e n* 34 de 20 de abril de 2020, lançado pelo Inep no Diário Oficial da União de 22 de abril de 2020. Para aqueles estudantes que forem fazer o Enem impresso ou o Enem digital estarão garantidos a gratuidade da taxa.

QUEM  NÃO PAGA A TAXA DE INSCRIÇÃO É:


a.     Quem está cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
b.    Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.
c.     Quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Atenção Participante!

a.     O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 24 de abril;
b.    É sua responsabilidade acompanhar a situação da solicitação;
c.     Se sua solicitação de isenção for aceita, não significa que você está inscrito.
d.    Todos estudantes habilitados devem fazer a sua inscrição de 11 a 27 de maio. 

Leia mais sobre o Enem na página do www.mec.gov.br/enem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

CALCULADORA